segunda-feira, 8 de junho de 2009

As Frações Fazem Parte do Mundo dos que Vivem e Raciocinam

Beremiz e seu amigo Hank-Tade-Maiá, viajavam num único camelo quando encontraram no deserto três irmãos que não sabiam como cumprir o testamento deixado pelo pai. Ele queria que uma herança de 35 camelos fosse dividida da seguinte forma: metade para o mais velho, um terço para o segundo, um nono para o caçula mas as divisões não chegavam a números inteiros. Uma vez que:
O mais velho receberia metade, que corresponde a 17 camelos inteiros mais meio camelo;
O irmão do meio receberia a terça parte, ou seja, 35 dividido por 3, o que resulta em 11 camelos inteiros mais dois terços de camelo;
O caçula receberia a nona parte de 35 camelos, ou seja 3 camelos inteiros e oito nonos de .
Como nenhum dos irmão queria ceder sua fração de camelo para o outro, e naturalmente cortar os camelos em partes, para repartir a herança seria destruí-la. A confusão parecia insolucionável, mas Beremiz com sua sabedoria propôs: " Encarrego-me de fazer com justiça essa divisão, se permitirem que eu junte aos 35 camelos da herança este belo animal, o qual andamos, que em boa hora, qui vos trouxe."
Os camelos agora são 36 e a divisão fica mais fácil:
O mais velho recebeu um meio, que é igual a 18;
O do meio ficou com um terço, logo recebeu 12;

O caçula recebeu um nono, portanto corresponde a 4.
Ambos ficaram satisfeitos, pois receberam mais do que ganhariam antes, e todos sairam no lucro। Somando a herança de cada um, é equivalente a 34, restando ,assim, 2 camelos para Beremiz e seu amigo, numa solução que benificia a todos.




Veja, que intigrante mistério! Os três irmãos lucraram e Beremiz também! Como isso é possível? De onde surgiu o camelo "a mais"? Qual a mágica?


Releia a situação e decifre o mistério
  1. Calcule o valor de todas as frações;
  2. Faça as divisões com atenção;
  3. Some todos os resultados encontrados;
  4. Conseguiu desvendar o enigma?
  5. Você é esperto e será um bom mágico?!
  6. Descubra no link abaixo;








Nenhum comentário:

Postar um comentário