sexta-feira, 19 de junho de 2009

Fácil é fazer! Não! Fácil é Falar! Não! Fácil é...



Era uma vez uma jovem e lépida centopeia que andava elegantemente, cordenando com natualidade suas centenas de pernas, como se dançasse um admirável balé.
Certo dia, ela passeava tranquila, quando um sapo sabichão, que já estudara muita matemática, dela se aproximou dizendo:
_ Puxa! É incrível como você consegue andar! Com tantas pernas para cuidar, como é que não se atrapalha? Como é que não se atropela ou descarrila? Não deve ser fácil! Explique-me como você consegue!
A jovem centopeia, surpreendida com tão séria pergunta, não soube responder. O sapo insistia:
_ Como pode andar sem saber explicar? Isso é um grande absurdo! Não deveria ser permitido!
E a jovem e tímida centopeia sentia se cada vez mais incompetente.
O sapo insistia: Se anda, deve saber explicar.
Mas ela não entendia: Só anda se souber explicar.
E a jovem e ex-lépida centopeia, confusa com a tagarelice do sapo, passou a evitar seus passeios para não ter que dar explicações. Passava horas e horas parada, tentando descrever seus movimentos.
O sapo foi procurá´-la para novamente exigir uma resposta:
_ Tem se saber explicar, senão não sabe andar! Venho notando que você não tem caminhado ultimamente. Está vendo como eu tenho razão?
A insistência foi tanta, mas tanta, que a jovem centopeia acabou por evitar qualquer tipo de movimento, mesmo na ausência de seu interrogador.
E o sapo, triunfal:
_ Eu tinha certeza! No fundo, você não sabiaandar! Quem sabe mesmo é capaz de explicar!
E a jovem centopeia, que permanecia parada para evitar explicações ao sapo, de tanto ficar imóvel já não conseguia mais andar, mesmo querendo. Sentia-se completamente paralítica.


Muitas vezes usamos a expressão " fácil é falar, o difícil é fazer", mas o que acontece é que estamos acostumados a fazer determinadas coisas e nem percebemos a complexidade dos nossos atos. E assim, como a centopeia, quando somos solicitados a descrevê-los não conseguimos.
Na matemática isso acontece muito, somos praticantes dela o tempo inteiro no nosso dia-a-dia, mas quando a vemos no papel a achamos complicada e não gostamos dela.

Algumas situações:
  • Ao compramos meio litro de leite usamos uma fração;
  • Quando compramos e pagamos o pão usamos os números decimais;
  • Ao darmos uma voltinha com os amigos estamos usando os graus;
  • No ato em que tiramos a temperatura do corpo de alguém ou ao ajustar o forno para assar um bolo ou qualquel outra coisa usamos os graus, sejam eles negativos ou positivos;
  • Nas brincadeiras de bolinhas de gude com os amigos, costumamos usar o sistema de medidas;
  • Quando jogamos balharo com um amigo, somamos, multiplicamos, contamos e etc.

Enfim, tudo é fácil a medida que nos dispomos a entender, compreender e a fazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário